Prefeitura de Sinop entrega 288 apartamentos do Residencial Nico Baracat
A Prefeitura de Sinop entregou, nesta quinta-feira (20), as chaves de 288 apartamentos para famílias do Residencial Nico Baracat. O evento contou com a presença do prefeito Roberto Dorner, secretários municipais, vereadores, diretores da Energisa e da Águas de Sinop, além de representantes do governo estadual e outras autoridades.
O Residencial Nico Baracat com 1.400 apartamentos foi iniciado em 2013 e enfrentou paralisações. As primeiras 576 unidades foram entregues após 10 anos. O prefeito Dorner afirmou que esforços junto à Caixa Econômica Federal e ao governo do estado possibilitou recursos para retomar e concluir as construções.
“Primeiro fomos na Caixa Econômica, a Caixa explanou todos os problemas, e aí não tinha o aporte da empresa que estava tocando esse trabalho, estava sem recurso para nada, houve um desequilíbrio de valores” explicou. “Fomos ao governo do estado, o governo colocou mais 8 milhões e conseguimos terminar esses apartamentos”.
Estiveram presentes na solenidade, além do prefeito Dorner, a secretária de Assistência Social Sheila Pedroso, o presidente da MTPAR Wender Santos, e Mariana Costa, representando o deputado federal Juarez Costa. Também compareceram o presidente da Câmara, Paulinho Abreu, vereadores, secretários, e representantes da Caixa Econômica Federal, concessionárias de energia e água.
A secretária de Assistência Social, Sheila Pedroso, mencionou que, durante a entrega das primeiras 576 unidades, muitos moradores enfrentaram problemas, incluindo infiltrações e alagamentos, que comprometeram os apartamentos e causaram transtornos.
“A gente jamais imaginava que fosse acontecer. Mas nós estivemos presentes ao lado das famílias, ajudamos a resolver os problemas, e nessa etapa não será diferente, os testes foram feitos, a gente espera que não tenha nenhum desconforto”, afirmou. “A nossa tenda já está montada, a equipe está preparada, todas as secretarias envolvidas para atender as pessoas”.
Dorner disse que a conclusão das etapas restantes do residencial estão previstas para o final do ano. “Está previsto no contrato da Caixa com a empreiteira que até o final do ano entrega esses outros apartamentos.”
Wender Santos, presidente da MT PAR, estima a construção de mais 1.000 apartamentos em Sinop nos futuros programas habitacionais, em parceria com o governo do estado e a prefeitura.
“As famílias já estão sendo cadastradas aqui em Sinop, algumas já estão assinando os contratos, e a cada 100 contratos, começa. É por etapa”, explicou. “Mas a nossa meta aqui são quase mais mil apartamentos”, disse.
BOM DIA MT