Juiz absolve homem que matou e arrancou coração da tia em Sorriso MT

Com base em laudos psiquiátricos, o juiz Anderson Candiotto, da comarca de Sorriso, absolveu sumariamente Lumar Costa da Silva. Ele esfaqueou e arrancou o coração de sua tia, Maria Zelia da Silva Cosmos, e entregou o órgão à filha dela. O crime, que ganhou repercussão nacional, ocorreu em 2019 e chocou o país pela crueldade. A decisão é desta sexta-feira, 24 de junho.

Nos laudos psiquiátricos, ficou comprovado que Lumar possui distúrbios bipolares e portanto acaba não sendo 'culpável'. “A despeito de provada a autoria e a materialidade, a imposição de pena ao réu se mostra inviável, isso porque o laudo de insanidade mental demonstrou que o réu é inimputável, sendo de rigor, portanto, a absolvição imprópria (...); em síntese, o réu não é culpável”, diz trecho da decisão.

Mesmo que inocente, o magistrado destacou que o homem não pode ser colocado em liberdade, pois sua condição mental representa alta periculosidade tanto para ele, quanto para a sociedade. Ele ficará internado em um hospital psiquiátrico em São Paulo, e todas despesas serão pagas pelo Estado de Mato Grosso.

“O réu não faz jus ao benefício de aguardar eventual recurso em liberdade, dada a extrema gravidade dos crimes praticados e sua manifesta periculosidade, revelando-se a manutenção de sua custódia necessária para a segurança da sociedade e do próprio acusado".

No momento, Lumar está internado Hospital Estadual Adauto Botelho. Com a decisão, ele deve ser transferido para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Franco da Rocha, em São Paulo.

Responsável pelo processo, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), ainda pode recorrer da decisão.


Rádio Master News/Folha Max
Categoria:Geral