Laboratório identifica primeiro caso da variante Delta em Cuiabá; paciente tem 15 anos


O Instituto de Análises Clínicas (INAC) confirmou o primeiro caso da variante Delta do coronavírus (conhecida popularmente como Cepa Indiana) nesta terça-feira (21). O caso foi identificado em uma paciente de 15 anos, residente em Cuiabá, e que já havia testado positivo para covid-19, em março deste ano.


De acordo com o Instituto, no dia 20 julho de 2021, a médica que cuidava da paciente solicitou ao laboratório a realização de um novo exame RT-PCR, que deu um novo resultado positivo para a covid. O caso passou a ser considerado como “uma possível reinfecção”.


Após isso, a médica solicitou a realização de um teste para a identificação de variantes na adolescente.


A análise constatou a presença da variante Delta. Ainda de acordo com o INAC, a responsável pela paciente relatou que a jovem segue em isolamento e apresentou sintomas gripais leves, com dores no corpo e de cabeça. 

Variante Delta


Balanço divulgado na segunda-feira (26) pelo Ministério da Saúde informou que o número de casos da variante Delta do novo coronavírus subiu para 169. Na atualização divulgada na sexta-feira (23), o número estava em 143. Deste total, 13 pacientes tiveram quadro grave e morreram em decorrência da covid-19.


O Ministério reafirmou em comunicado que orienta estados e municípios a ampliar o sequenciamento genômico (procedimento que permite encontrar as variantes do novo coronavírus entre os infectados).


Além disso, são recomendações a notificação imediata dos casos, o isolamento dos infectados e a adoção de medidas de prevenção em áreas onde foram encontrados pacientes com a variante. 



Fonte: Reporter MT

Categoria:Geral